lunes, 15 de octubre de 2012

La poesía de Neni Salvini

Neni Salvini nació en Carrara, Italia, a los tres años su familia se trasladó a Rio de Janeiro donde estudió filosofía y letras. Fué profesora en la universidad Santa Ursula en Rio de Janeiro y publicó varios poemarios, entre ellos: "Mar Longe" y "Sinos de Areia". Luego, se traslada con su marido, Fernando Tabora, a Caracas, Venezuela donde sigue escribiendo e impartiendo clases en el Instituto Cultural Brasil-Venezuela y el curso de literatura brasileña en la UCAB durante 18 años(universidad Católica Andrés Bello, Caracas).














Viver sem o Anjo

Garça branca, Rio de Janeiro, Brasil
Recolho os vestidos
de orla molhada
recolho o véu
que soltei ao vento
escondo os olhos
fecho os ouvidos
recolho os cabelos
as sandálias
se devo começar
o caminho sem o anjo
e sem dobrar as esquinas
devo esquecer o gesto
que sempre me acompanhou
Nunca apreendido
só foi ontem o balançar
da folha da mangueira
no entrevidros da janela



Laguna de Marapendi, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro Brasil

Deixei meu domingo no mar
não foi esquecimento
mais sim generoso gesto
não quiz reter a morada
pois na areia guardara
meu sentimento de lembrar
ja não me era necessário
tinha unido a minha estrela de ontem
com a minha concha de hoje
desenhei imprecisas nostalgias
livre e sozinha
Prainha, Rio de janeiro, Brasil
sem meu domingo de mar.

Confeitaria Colombo, Rio de Janeiro, Brasil






Sentemo-nos a mesa
ofereço a toalha de linho
e tu a mão e a flor
entrego o pão
e tu os olhos e os ramos
proponho o brilho do vinho
o recordar que levo
e tu com o mar
a areia e os peixes
terás a mesa o teu caminho.
tu partiras o pão
e eu direi de oliveiras
tu tomarás o cálice
e serão os convivas
da última hora
que o levarão aos lábios
eu farei a pergunta sem continuidade
e tu terás o gesto e o silêncio



No hay comentarios:

Publicar un comentario